Histórico
O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no IFMG Campus São João Evangelista foi criado, a princípio, para atender um dos objetivos propostos para os Institutos Federais de Educação Básica Técnica e Tecnológica (IFs) em ministrar cursos de licenciatura, sobretudo nas áreas das ciências e da matemática (Lei Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, artigo 7°). Neste contexto, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, que estabelece as diretrizes a serem seguidas pelos IFs, reforça a necessidade de criação das licenciaturas nos IFs, ao publicar uma série de dois documentos que orienta o processo de construção dos cursos de licenciatura, sendo que no primeiro deles fica estabelecido que: “os Institutos Federais, assumem o compromisso, quando na plenitude de seu funcionamento, de garantir 20% de suas matrículas em cursos de licenciaturas” (MEC/SETEC, 2009).
Em 2016, uma equipe de professores do Curso de Administração do campus São João Evangelista realiza uma pesquisa de demanda de cursos superiores com alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas nas cidades de São João Evangelista, Peçanha, Cantagalo, Coluna, Santa Maria do Suaçuí, Paulistas, Sabinópolis, Virginópolis e Guanhães. Medicina Veterinária, Educação Física e Ciências Biológicas foram os três cursos que obtiveram as maiores demandas e, naquele momento, em função da estrutura institucional e do corpo docente à época, o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas seria o mais viável e atenderia melhor a comunidade da região.
A oferta da Licenciatura em Ciências Biológicas está associada tanto à reconhecida experiência do IFMG Campus São João Evangelista no ensino das Ciências da Natureza, quanto na sua experiência e estrutura física na área. Além disso há uma enorme necessidade de atendimento às demandas locais por professores de ensino básico nas áreas das ciências.
Objetivos
Objetivo geral
Formar profissionais aptos a atuar no campo da docência do Ensino Básico, na área das Ciências Biológicas, compreendendo a evolução, organização, manutenção, reprodução e desenvolvimento da vida, integralizados com outras várias vidas, sendo capaz de refletir sobre este processo para mudá-lo, melhorá-lo e transformá-lo, tornando o ensino local um fator de integração, de desenvolvimento regional e de melhoria de qualidade de vida. Além disso, visa preparar o egresso para a vida acadêmica, industrial e das ciências e biotecnologias, proporcionadas pelo título de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas.
Objetivos específicos
O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMG Campus São João Evangelista tem a definição de seus objetivos norteados a seguir: (1) Regimento Geral do IFMG (IFMG, 2010); (2) Documento sobre Licenciatura em Ciências da Natureza I (MEC/SETEC, 2009), (3) Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas (Parecer CNE/CES 1.301/2001) e (4) Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015.
Alguns objetivos específicos visam à construção de competências e habilidades, em diferentes níveis crescentes de complexidade, que se entrelaçam para formar o perfil pretendido pelo curso. Considerando-se os aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais, os níveis de complexidade cognitiva a serem atingidos são:
- Propiciar a oferta de referenciais teóricos básicos que oportunizem ao indivíduo atuar de forma criativa em situações diversas, melhorando e transformando a prática docente no campo das Ciências Biológicas (nível de conhecimento);
- Desenvolver as competências necessárias à pesquisa e à prática docente, proporcionando o domínio dos conteúdos, métodos e técnicas necessárias ao processo de ensino (formal e não formal), bem como incentivando o espírito investigativo na busca por novos conhecimentos (níveis de conhecimento e compreensão);
- Inserir o acadêmico no debate social mais amplo, que envolve questões biológicas e sociais, multiculturais, econômicas e profissionais, possibilitando que este se perceba como um profissional no contexto da sociedade (níveis de conhecimento, de compreensão, de análise, de síntese e de avaliação/julgamento)
- Possibilitar a integração do acadêmico com as instituições escolares e instituições de educação não formal, possibilitando o exercício da prática docente em articulação com o curso de formação (níveis de aplicação, de conhecimento, de compreensão, de análise e de síntese, e de avaliação/julgamento).