Portal Licenciatura em Ciências Biológicas
IFMG - Campus São João Evangelista

Curso de Ciências Biológicas

Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura (Noturno)

A Licenciatura é uma autorização, permissão ou concessão dada por uma autoridade pública competente para o exercício de uma atividade profissional em conformidade com a legislação, ou seja, é uma licença. Trata-se de um título acadêmico obtido em curso superior que faculta ao seu portador o exercício do magistério na Educação Básica nos sistemas de ensino; são cursos superiores que promovem a formação básica inicial dos docentes para Educação Básica.

Conforme estabelece o Conselho Federal de Biologia (1994), o Licenciado em Ciências Biológicas poderá desenvolver as atividades constantes da Lei 6.684/79 e do Decreto N°. 88.438/83, citados na descrição do Mercado Global de Trabalho. De acordo com a Lei Nº 6.684, de 3 de Setembro de 1979, que regulamenta as profissões de Biólogo e de Biomédico, o seu Capítulo I, Art 1º, esclarece que:

“O exercício da profissão de Biólogo é privativo dos portadores de diploma devidamente registrado, de bacharel ou licenciado em curso de História Natural ou de Ciências Biológicas, em todas as suas especialidades, ou de licenciado em Ciências, com habilitação em Biologia, expedido por instituição brasileira oficialmente reconhecida.”

Dessa forma, além de atuarem na área da educação, os egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas poderão atender a demanda de profissionais da área das Ciências Biológicas para atuarem na crescente oferta de serviços nas áreas de saúde e meio ambiente na região, que tem um forte campo na exploração de recursos naturais (mineração) e agropecuários.

Há diferentes formas de inserção desses tipos de profissionais, portanto, os egressos do curso podem proporcionar a melhoria da qualidade de vida da população e, baseando-se nos estudos regionais, possibilitam também investir:

1. na sustentabilidade do bioma local.
  2. no aproveitamento consciente das riquezas naturais e reservas biológicas como o Parque Nacional Serra do Cipó, a Área de Proteção Ambiental Águas Vertentes, abrangendo Serro, Milho Verde, Diamantina, com enorme potencial turístico e econômico.

Ingresso

O ingresso nos cursos de graduação deve atender aos requisitos e critérios vigentes nas legislações federais e normas internas do IFMG.
Para ingressar no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, o aluno deve ter concluído o Ensino Médio no ato de sua matrícula inicial e se dá por meio de:

1. processo seletivo ou
  2. processos de transferência e obtenção de novo título previstos no Regulamento de Ensino dos Cursos de Graduação, observadas as exigências definidas em edital específico.

Veja o Regimento Disciplinar Discente

Veja o Regulamento de Ensino dos Cursos de Graduação do IFMG

Veja o Manual de Normas de Publicação Acadêmica

Mostra de Profissões

A Mostra de Profissões é um evento já consolidado no IFMG - Campus São João Evangelista. Durante o evento, os cursos ofertados no campus são apresentados aos estudantes das escolas da região, além de informações sobre o ambiente acadêmico, as formas de ingresso, o processo de formação profissional, a atuação no mercado de trabalho e a estrutura da instituição. O objetivo é ajudar os estudantes na tão importante escolha de um curso e de uma futura profissão. No ano de 2021, devido ao cenário de pandemia provocado pela COVID-19, a Mostra de Profissões dos Cursos de Graduação e Técnico Subsequente será realizada em um formato diferente, totalmente on-line. Durante esta transmissão, serão passadas informações sobre o campus e a sua estrutura, o processo de ingresso no IFMG, os auxílios disponíveis através do Programa de Assistência Estudantil, além de orientações profissionais. Cada um dos cursos de graduação e técnico subsequente serão apresentados por meio de vídeos que serão disponibilizados no canal.

Licenciatura em Ciências Biológicas - Conheça o curso - Mostra de Profissões 2021

Normas internas para uso dos laboratórios

Normas do Laboratório de Botânica e Ecologia

Normas do Laboratório de Cultura de Tecidos