Portal Licenciatura em Ciências Biológicas - Campus São João Evangelista

Feira de Ciência do IFMG-SJE

Trabalhos orientados por Professor do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas são destaques na IX Feira de Ciências

Os trabalhos intitulados “Do estrume ao alimento: no caminho da sustentabilidade” e “Biodiesel Caseiro e suas aplicações” conquistaram o 1º e 3º lugares, respectivamente, no ranking de trabalhos apresentados na IX Feira de Ciências, realizada no campus IFMG-SJE em 1º de novembro de 2019. Orientados pelo Prof. Marcelo Filardi, todos os trabalhos dos alunos do Ensino Médio e Técnico foram avaliados pelo público visitante.

O evento ocorreu como parte das atividades desenvolvidas na XVI Semana de Ciência e Tecnologia, realizada no período de 28 de outubro a 1º de novembro de 2019, com a temática deste ano envolvendo “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

1º Lugar - “Do estrume ao alimento: no caminho da sustentabilidade” apresentado pelo(a)s estudantes do Ensino Médio e Técnico Carlos Eduardo de oliveira Costa, Debora da Rocha Santos, Ediene Aline Chaves Santos, Erik Oliveira Lopes, Heitor do Carmo Celestino, Itamar Henrique Lemes de Aguiar, Letícia Rodrigues da Paixão Lopes, Rosa Amália Fernandes Reis, Victória Maria Pereira e Silva e Vitória Celestino dos Santos.

snct 5

“Do estrume ao alimento: no caminho da sustentabilidade”, trabalho contemplado com o 1º Lugar na Feira de Ciências 2019 do IFMG-SJE.

 

3º Lugar - “Biodiesel Caseiro e suas aplicações” apresentado pelo(a)s estudantes do Ensino Médio e Técnico Gabriel Juarez Costa, Gustavo Francisco dos Santos, Ketruy Kelly Reis Dias, Luiz Gustavo Barbosa e Sarah Izabelly da Rocha Xavier.

snct 6

Comemoração de encerramento da IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019, com participação dos estudantes vencedores da Feira de Ciências e do Starup.

Fonte: Prof. Marcelo Filardi

Veja o Edital da IX Feria de Ciências do IFMG-SJE

 

Discentes do Curso de Ciências Biológicas atuam como avaliadores em Feira de Ciências

Alguns alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMG campus São João Evangelista, sob orientação do Prof. Marcelo Filardi, participaram de uma Feira de Ciências na cidade de Guanhães. Realizada em novembro (23) pela Escola Estadual Odilon Behrens, os licenciandos atuaram como avaliadores dos trabalhos apresentados pelos alunos do Ensino Médio. É uma experiência valiosa, porque a vivência com as realidades escolares diversifica as experiências de formação e compreensão do ‘ser professor’.

snct 7

Alguns discentes do Curso de Ciências Biológicas, IFMG campus São João Evangelista.

 

A proposta surgiu a partir de um projeto de extensão institucional envolvendo os licenciandos do curso de Ciências Biológicas e eventos das escolas da região oportunizando a participação dos graduandos e vivenciando realidades diversas, contribuindo para a formação prática acadêmica. A viabilização de participação dos licenciandos se deu em contato com o Diretor Fabrício Barroso, orientado pelo professor Renê Costa, da Escola Estadual Odilon Behrens de Guanhães.

snct 8

Após o evento, os licenciandos Eduardo Alves, Érica Silva e Jéssica Soares destacam a dificuldade e a responsabilidade de se avaliar outras pessoas! Para a licencianda Maria Eduarda Ribeiro “o evento foi a oportunidade de se ter outra perspectiva do papel do professor e o poder que temos para melhorar as escolas e ajudar aos alunos”. Valdeir Carvalho e Daniela Pereira destacam o crescimento profissional e pessoal ao participar como avaliador em Feiras de Ciências e a percepção de como é estar “do outro lado”. Bruna Carvalho, destaca a oportunidade de ser avaliadora dos trabalhos da Feira como “de grande importância para a formação profissional e o desejo de colocar em prática diferentes metodologias para aumentar a curiosidade e vontade de aprender dos alunos em seus trabalhos escolares...”.

Os licenciandos reforçam a importância do evento como um momento real e imprevisível de se aplicar o conteúdo debatido em sala de aula no Curso de Ciências Biológicas e refletir no processo de formação acadêmica.

São oportunidades para sermos mais e nos tornarmos professores essenciais.

Fonte: Prof. Marcelo Filardi