Portal Licenciatura em Ciências Biológicas - Campus São João Evangelista

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

snct

Professores do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas ministram minicursos na IX SNCT

A Professora Fernanda Fazion e o Prof. Marcelo Filardi ministraram o minicurso “Ideias para Sustentabilidade – Pensar Globalmente, Agir Localmente”, no IFMG campus São João Evangelista como parte das atividades desenvolvidas na IX Semana de Ciência e Tecnologia, realizada no período de 28 de outubro a 1º de novembro de 2019. De forma lúdica, os professores utilizaram o jogo “Carta da Terra” e abordaram o tema de forma dialogada, debatida, reflexiva. Um jogo em que se um participante ganha, todos ganham; se um perde, todos perdem. O planeta Terra também!

Nossos agradecimentos a todos os participantes. O jogo da vida é o jogo da sobrevivência!.

snct 1
Participantes do minicurso. Foto: Carlos Azevedo

 

snct 2snct 3snct 4
Participantes durante atividade lúdica no minicurso. Fotos: Marcelo Filardi

 

A Professora Fernanda Fazion e o Prof. Marcelo Filardi ministraram também o minicurso “Diversidade Bioinvisível”. Com atividades teórico-práticas, os cursistas puderem visualizar diferentes microformas de vida em microscopia óptica, como o fermento biológico e culturas de bactérias e fungos. No final, ainda saborearam iogurte que os próprios participantes fizeram a partir de lactobacilos.
Nossos agradecimentos a todos os participantes e também à Agroindústria, por fornecer o leite e o material microbiológico para preparo do iogurte.

Os minicursos ocorreram como parte das atividades desenvolvidas na IX Semana de Ciência e Tecnologia, realizada no período de 28 de outubro a 1º de novembro de 2019 (https://snct.mctic.gov.br/). Com atividades nacionais coordenadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a temática é "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável", motivação baseada, dentre outros motivos, na busca pelo desenvolvimento sustentável do Brasil representada pela bioeconomia e na sua relação com a Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). A bioeconomia possui relação direta com pelo menos 10 dos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Fonte: Prof. Marcelo Filardi

Visite o site da IX Semana de Ciência e Tecnologia do Campus São Evangelista