Portal Licenciatura em Ciências Biológicas - Campus São João Evangelista

Visita Técnica à Serra do Caraça

Visita Técnica

Alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas visitam a serra do Caraça

O Santuário do Caraça, localizado a cerca de 290 km de São João Evangelista, é um parque natural que abriga um dos maiores biomas do Estado. E foi nesta ‘sala de aula’ que os alunos do Curso de Ciências Biológicas realizaram uma excursão entre os dias 14 e 16 de junho. Acompanhados pelos Prof. Giuslan Pereira e pelo Prof. Mateus Andrade, o grupo de alunos vivenciou trilhas biointerpretativas inter-relacionando teoria e prática no contexto das ciências da natureza.

Foi uma grande oportunidade para os discentes reconhecerem o papel do profissional das ciências biológicas e terem a percepção de como é amplo o campo profissional da Biologia. “A área de atuação de um biólogo é muito ampla; muitas coisas eu não tinha consciência que eram de responsabilidade dos biólogos como, por exemplo, estudos de pesquisa sobre cavernas...”, relata o estudante Lucas Andrade. Para a estudante Stella Oliveira, foi uma grande oportunidade para se “conhecer as diversas áreas de atuação do biólogo e a importância desse profissional”.

estudantes caraça

Estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMG-SJE, em excursão ao Santuário do Caraça, acompanhados pelo Prof. Giuslan e Prof. Mateus, e os guias biólogos locais Felipe Fonseca e Lucas Perillo. Foto: Bruna Carvalho

A discente Bruna Carvalho faz uma reflexão de que “foi uma excursão de muito aprendizado; percebemos a luta diária dos biólogos para a preservação de espécies em seus diferentes habitats. Sentimos como é ampla o campo da Ciências Biológicas e, de certa forma, ajudará na definição de qual área escolheremos...”. Para a discente Helenice Rocha, “a excursão possibilitou conhecer uma paisagem exuberante, com flora e fauna diversificadas e, além disso, proporcionou experiências únicas que melhoraram a interação e convivência entre os colegas de turma”. O graduando Américo Julião voltou da viagem com a percepção “da variedade e da amplitude que a Biologia oferece, e das realidades que se tem ao longo da formação acadêmica; são vastas as áreas e capacitações de uma carreira tão rica e prazerosa de se estudar, pesquisar e trabalhar.”

O Santuário do Caraça está localizada na mesorregião metropolitana de Belo Horizonte e na microrregião de Itabira, nos Município de Catas Altas e Santa Bárbara, MG. O nome “Caraça” deriva da forma que tem parte da serra, que lembra o rosto de um gigante deitado! É uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) que abriga áreas de transição entre Cerrado e Mata Atlântica espalhando-se pela Serra do Espinhaço, em altitudes entre 1.300 m e 2.000 m. Para alcançar as cachoeiras, piscinas naturais e grutas, há trilhas sinalizadas de duração e dificuldade variadas.

caraça

Historicamente, o nome “Caraça” origina-se do perfil que a Serra do Espinhaço apresenta: um perfil de rosto de um gigante deitado. Foto: Stella Oliveira

A seguir alguns registtros da excursão ao Santuário do Caraça

lago caracaigreja caraca
Fotos: Bruna Carvalho, licencianda do Curso de Ciências Biológicas, IFMG-SJE.

igreja caraca 2lago caraca 2igreja caraca 3turma caraça 2